O que você lê aqui

Ao ouvir outras pessoas sobre suas alegrias, angústias e dúvidas quis compartilhar minhas impressões sobre esses momentos que vivencio no desejo de ser útil.

Ao lê-las, comente-as. Deixe sua ideia, sua impressão.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Mais um pouco sobre o café


Podemos diferenciar o café em dois tipos:
Arábica e conillon.
Características de cada um deles.

O arábica (coffea arabica) possui um sabor levemente avinagrado com pouca variação em sabor e aroma. Isso se deve pelo cruzamento realizado entre a mesma planta; a planta filha é igual a planta mãe.
Possui pouca variedade genética, visto que nossas lavouras de arábica são resultado da multiplicação da poucas plantas trazida pelo Palheta. São 06 plantas que ele trouxe como ornamental da África. A variação do sabor e aroma do arábica está mais relacionado à região e a forma de cultivo.
O sabor característico clássico é mais leve e está mais ligado ao aroma. Um aroma suave.

O conillon, conhecido lá fora também como o café robusta (coffea canephora) possui uma maior variabilidade por ocorrer obrigatoriamente  a frutificação com o cruzamento entre plantas sem parentesco. Ou seja, sem contraste genético. Resulta daí uma planta filha diferente dos pais. Portanto, encontramos mais variedade de aromas e sabores, como achocolatado, amadeirado, frutal, floral, nuances adocicadas. É uma bebida neutra, encorpada, responsável pela cremosidade e consistência da espuma do café expresso. Dificilmente encontramos café espresso 100% arábica na sua composição.

Como o conillon permite essa vairiedade de sabores cada vez mais o consumidor quer experimentar esse tipo de café.
Contanto que seja de qualidade. O amargor que o conillon empresta à bebida não é persistente. Se não vier do defeito, é claro.

Curiosidade:
O Espírito Santo é o segundo produtor de Conillon do Brasil. Minas Gerais o primeiro.
O Brasil é o primeiro produtor no mundo de Conillon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.