O que você lê aqui

Ao ouvir outras pessoas sobre suas alegrias, angústias e dúvidas quis compartilhar minhas impressões sobre esses momentos que vivencio no desejo de ser útil.

Ao lê-las, comente-as. Deixe sua ideia, sua impressão.

quinta-feira, 21 de abril de 2011



Joguem seus pós de café tipo tradicional fora. É o de pior qualidade!
Andei no Incaper, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extenssão Rural em Linhares e Vitória aprendendo um pouco sobre café.
O café tradicional é o café sujo, ou seja, cheio de defeitos. O de pior qualidade. Não se enganem sobre café forte ou extra forte. Isso é bobagem. Apenas é um café mais torrado para esconder o sabor ruim. E nisso vai também de bom embora.
O café que deixa na boca um sabor prolongado, meio amargoso também não é bom, contem resíduo, impureza. O café bom que você bebe não deixa gosto na boca. Mas você sente todo o seu sabor enquanto você o bebe.
Nesse caso entra o velho truque da balinha de hortelã depois do café. Quem te oferece esse mimo já está te avisando que o café que você vai consumir não é bom.
Então vamos lá às sugestões:
Optem por café superior ou gourmet, nessa ordem.
Café superior não tem impureza, mas não tem personalidade, nuances que o destaquem. Ele pode ser uma misture de vários cafés BONS.
Já o gourmet possui carcterísticas que o ressaltam, sabor achocolatado, floral, amadeirado e outros sabores e odores diferenciados. 
Tudo bem que o preço interfere na sua escolha. É também sua escolha beber algo bom ou não.
Dicas:
Jamais fervam a água. Quando ela começar a levantar fervura já está na hora de passar o café.
Não esquentem a água com açucar. O açúcar apressa a oxidação além de fazer com que a água ferva a temporaturas mais elavadas, portanto desnaturando, ou acelerando a deterioração do café. Por isso muita gente ao tomar café fica com dores no estômago.
Comprem pouca quantidade de café porque ele é um alimento perecível e logo seu sabor altera. Mantenham na geladeira em um pote fechado, em sua própria embalagem, na geladeira, num máximo 15 dias.
LEMBREM-SE: Café é uma fruta. Você descasca uma banana não come ela toda e a deixa exposta? Claro que ela oxida. E rapidamente. O café é do mesmo jeito.

Um comentário:

  1. Oi Roberta, que beleza de texto sobre o café. Logo se vê que vc aproveitou bem seu curso. Adorei as dicas. Em junho nos vemos, chego dia 5 e volto dia 9. Depois te mando os telefones do hotel. Bjs e vamos marcar um bom café para conversarmos. Quero ir na melhor cafeteria da cidade. Inté.

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos.