O que você lê aqui

Ao ouvir outras pessoas sobre suas alegrias, angústias e dúvidas quis compartilhar minhas impressões sobre esses momentos que vivencio no desejo de ser útil.

Ao lê-las, comente-as. Deixe sua ideia, sua impressão.

domingo, 20 de março de 2011

As mil maravilhas

Ao meu marido, meus filhos e amigos.

Algumas vezes eu escuto, vejo, conheço, como, bebo, descubro tantas coisas boas e interessantes que tenho vontade enorme de sair correndo e compartilhar com todos. Aliás, algumas vezes, não. Muitas vezes.
São coisas simples na sua maioria.
Não sei se esse desejo é por eu ser uma entusiasta nata. Mas eu me horrorizo com o excesso de tristeza que leva à amargura e a sentimentos tão cinzas que fazem parecer que a vida é feita só de dias chuvosos.
Podem dizer o que quiserem, que inclusive é muita pretensão minha. Sobretudo quando ouso escrever não sobre as maravilhas do mundo. Mas as maravilhas que eu elegi. Porque são meus olhos que as veem e as transformam em tais.
Eu credito todas elas à minha vista, que já estando cansada tratei logo de dar um par de muletas para não deixar de enxergar as boas coisas da vida.
Pois bem, ao completar quarenta e sete anos achei que era mais do que na hora de dar presentes, e não só recebê-los.
Eles estão se acumulando em minha casa, leiam my soul. Não me incomodam em tê-los, mas diante de algumas pessoas com pouco entusiasmo pela vida ou até mesmo entediados de viver, me sinto impelida a dividir o que tenho de melhor.
Isso aqui não se trata de um guia de autoajuda, de um folheto de propaganda de produtos alheios. Simplesmente é minha alma se revelando diante do olhar dos outros.
Então vamos ao que de fato me levou  a compartilhar essas coisas.
Ah! Quase ia me esquecendo. Não entendam como prepotência de minha parte. Nem obsessão por explicações. Acontece algumas vezes de ganharmos um presente e não sabermos como usá-lo ou qual a sua utilidade para nós. Se me permitem, vou acrescentar uma nota explicativa ou sugestiva. Fiquem à vontade tanto para declinar dos presentes como para utilizá-los da maneira que lhes aprouver. Uma outra observação. Nada de agradecimentos. Nessa vida nada é de nossa propriedade. Tudo é emprestado. E o que fazemos é compartilhar coisas, pessoas e momentos.
Mas chega de explicações. Vamos às maravilhas.
− Assistam filmes argentinos. O choro e o riso andam juntos. A emoção que eles transmitem é genuinamente humana e real.
− Saiam para dançar, de preferência acompanhados, em um lugar para a "melhor idade". Fui a um lugar na Pompeia chamado Dom Carmenielo, onde se come bem e barato e lá encontrei gente feliz de verdade. Essas pessoas já entenderam que o mais importante são os momentos bem vividos, não importando a idade.
Peguem uma estrada de vez em quando, sem planejamento. Não precisam ir muito longe. A estrada para Mairinque e São Roque é muito agradável. É bate e volta. Vocês se esquecem dos problemas por um tempinho sem muitos gastos.
Se estão um pouco acima do peso, façam a dieta dos pontos. Essa dieta é para quem é competitivo consigo mesmo. É muito estimulante e com certeza o emagrecimento será mais rápido e saudável.
Façam novas amizades. Não daria aqui para indicar todas as minhas. Bem que eu queria. Os meus amigos são maravilhosos! Descubram os seus por seus antigos amigos. A chegada de novos em nossas vidas é como se fosse um livro on line. Vocês vão conhecer um mundo diferente do seu ou quem sabe algumas coisas irão coincidir e vocês se sentirão parte do todo.
Reúnam amigos e a família para jogarem. Detetive (eu sempre fui Cel. Mostarda), Banco Imobiliário (a rua Augusta era uma das mais valiosas), War, Imagem e Ação, Ludo, Gamão... Vocês rejuvenescem sem cirurgia plástica ou suplemento alimentar.
Ao final de uma noite, rumem para um karaokê, de preferência um não muito cheio para vocês terem vez. "Quem canta seus males espanta".
Eu sei que o verão acabou. Mas existe coisa melhor do que sorvete? Misturem vários sabores. Provem vários. Mas tomem devagar. Podem apostar, o que os estava incomodando vai desaparecer logo que terminarem de tomá-lo. O choque térmico do gelado no céu da boca os acorda para seguirem em frente.
Façam caminhadas ouvindo música. Ou podem pedalar uma bicicleta, é melhor ainda. O importante é uma boa seleção musical. Incorpore cada gênero. Se for uma música lenta, vão mais devagar, se for uma agitada, acelerem o passo. Vocês verão como se tornarão mais flexivíveis para as surpresas na vida.
Convidem amigos para uma reunião de bate-papo. No meio do papo coloquem a música The lion sleeps tonight e comecem a dançar sozinhos. Nesse momento terão a chance de serem vocês mesmos, na íntegra. Fiquem tranquilos, a maioria irá se juntar a vocês.
Exercitem. Não esperem ter uma recomendação médica para isso. Experimentei uma academia de circuito de trinta minutos. Resultado comprovado em um mês. Claro, se vocês forem assíduos.
Leiam muitos contos e crônicas. Pirandello, Nélida Piñon, Clarisse Lispector, Sérgio Sant'Anna, Ivan Ângelo, Veríssimo, Rubem Fonseca, Rubem Braga e tantos outros. Indico o livro Os cem melhores contos do século por Italo Moriconi. É uma viagem e tanto por mundos fantásticos e inteligentes.
Adquiram um chip de uma operadora de celular que permitam a vocês falarem com amigos e família por muito tempo e baixo custo. Querem pior coisa do mundo do que se sentir mal depois de terminar uma ligação? A sensação prazerosa de conversar com alguém é ofuscada pela preocupação com a conta telefônica. Se tiverem que ter dois números de celular, TENHAM.
Reencontrem amigos de infância. Nem que para isso vocês tenham que ter um perfil numa rede social. Postem fotos e mensagens sem medo de parecerem ridículos ou expostos. Quem muito se esconde se torna facilmente presa de críticas.
Por fim, riem de si mesmos. Já não existem bons palhaços hoje em dia. E rir de vocês mesmos os deixarão livres para serem o que quiserem. Sem medo de ser feliz.
Aos amigos desejo bom uso dos presentes. Só não me deixem curiosa como os utilizaram. Aceito também como presente pelos quarenta e sete anos novas ideias para ser feliz. Parabéns a cada um de nós que ousa a romper a barreira do som e fazer o maior estardalhaço de tanta alegria nessa vida.
Feliz cumpleaños! Happy Birthday! Joyeux Anniversaire!


2 comentários:

  1. Oi Roberta!! Você esqueceu de um presente que estás retomando e que é herança de familia, a cozinha. Faça bolos, cupcakes, biscoitos, chesscake e aproveite a tarde, sirva num chá com amigos em uma tarde de friozinho. Relembre bons momentos vividos juntos e ria das situações engraçadas. Bjs
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Amiga linda!
    Cada dia mais expressiva...acho que a "cozinha" está te fazendo muito bem...cozinhar é alquimia da pciencia...onde misturamos ingredientes nas "doses certas",mas, só o fogo "transformador" que celará o resultado.
    Feliz por voce, por nós...estarmos caminhando lado a lado é um presente dos deuses!
    Te amo minha amiga!

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos.