O que você lê aqui

Ao ouvir outras pessoas sobre suas alegrias, angústias e dúvidas quis compartilhar minhas impressões sobre esses momentos que vivencio no desejo de ser útil.

Ao lê-las, comente-as. Deixe sua ideia, sua impressão.

domingo, 30 de março de 2008

Carta ao meu pai

ARTIGO - Carta a meu pai

por Roberta Altino Machado


Colocada no lugar de quem ensina e, antes de sair deste lugar que na verdade não me pertence, quero deixar algumas contribuições a meu pai ao escrever esta carta.

Não que eu ache que ele neste momento da vida precisasse. Mas é que ele enveredou numa aventura de resgate de si mesmo através da paternidade.

Sabe, pai, eu também optei por enveredar por esta aventura de resgatar a mim mesma através da maternidade. Encontrava-me sem chão, sem uma estrutura familiar sólida, fruto de um “fogo que ardia na busca de horizontes mais azuis e conquistas materiais”.

Descobri que trazia tesouros imensos em minha alma, garimpados ao longo de várias vidas, de erros e acertos. Aprofundei-me no estudo da doutrina espírita para dar-me suporte moral e espiritual; busquei o aconchego de minha Vó Aracy para dar-me estrutura emocional. Assim, fui aprendendo algumas lições ao longo do caminho, pensando no que seria bom para meus filhos.

É pai, este aprendizado demandou muita humildade. Êta coisa difícil de se ter. Mais humildade, ainda, precisamos para reconhecer que por mais que tentemos fazer o melhor, assim mesmo, cometemos enganos.

Porém, antes de compartilhar os meus tesouros, quero lhe dizer que te amo muito, não importa as suas falhas no passado. Lembro-lhe que sua primeira família ainda está aberta a recebê-lo, esperando este novo homem com esta nova compreensão de ser pai. Acredito que o propósito seja a fim de resgatarmos os “afetos” e os “desafetos”.

Então, lá vão os meus pequenos, mas valiosos tesouros. Não só a você, meu pai, mas a todos que quiserem se habilitar nesta tarefa de serem pais, não só biologicamente, mas por competência.

Se você se tornou pai ou mãe, não se assuste, respire fundo.

Passe valores como ética, solidariedade, respeito ao próximo.

O exemplo é a melhor forma de se educar alguém. “Faça o que eu faço e questione o que eu digo”.

Estimulem sempre a conquista a novos mundos. — Os filhos nasceram para o mundo, não somos de ninguém, só de DEUS.

Deixem que ele faça suas opções de vida. Afinal, a vida não é dele?

Escutem-no com carinho e respeito. Sempre. Não desdenhem de seus sentimentos.

Incentivem o que há de melhor nele. Façam sempre referências às suas qualidades.

Respeitem suas diferenças. Não as compare com ninguém. Somos UNO.

Não queiram saber mais que ele. “Querer saber mais que o outro é prepotência. Mesmo em relação aos filhos”.

Não tenham medo, portanto, que ele nos supere. Ele está preparando o mundo de amanhã. Quem sabe, quando retornarmos à Terra, em um novo corpo encontraremos um mundo melhor?

Sejamos gentis e educados sempre para com ele.

Quando somos gentis com o próximo nós todos somos beneficiados com uma relação harmoniosa”.

Dizer, às vezes, “não”, é fundamental para criarmos limites e estimular a luta pelo que se quer.

Peçamos desculpas sempre quando errarmos. Não é porque somos colocados na categoria de pais que somos infalíveis.

Permitam-se dividir algumas horas de seu dia com ele a fim de compartilhar experiências, risos, dores ... Eles são nossos companheiros de jornada.

Jamais desistam de seu filho. O pior que ele apronte nesta vida, ainda assim, ele continua a ser nosso filho.

Ensinem-lhe uma religião. Se não somos filhos de chocadeiras, também não somos do “Big Bang” do universo.

Não somos onipotentes. Muitas vezes vamos nos deparar com situações em que nos vemos impotentes para resolver. O que fazer? DEUS.

Jamais joguem “pragas” em seu filho. Desejem-lhe sempre o bem.

Como: “Eu bem que lhe disse”. (Isso porque já previa o mal?).

As desgraças dos pais recaem sobre os filhos”. (Esqueceram que a vida se renova sempre?).

Por fim, e a maior das lições:

Ame-o como a ti mesmo. Se isso não for possível, vamos resgatar o nosso amor próprio.

Eu teria inúmeras lições com as quais aprendi para criar meus filhos maravilhosos que Deus me confiou. Mas cada um deve trilhar seu próprio caminho e descobrir os meios para executar essa tarefa. E tudo nessa vida muda. Amanhã não serei mais o que sou hoje.

Assim, que Deus ilumine os pais, mães e seus filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.