O que você lê aqui

Ao ouvir outras pessoas sobre suas alegrias, angústias e dúvidas quis compartilhar minhas impressões sobre esses momentos que vivencio no desejo de ser útil.

Ao lê-las, comente-as. Deixe sua ideia, sua impressão.

sábado, 9 de outubro de 2010

Pedacinho de verde no coração de uma mãe

A jovem senhora descia as escadas no metrô da Sé com um pequeno cobertor verde em um braço e no outro uma sacola.
Seu rosto estava vermelho e parecia chorar. Descia com um olhar perdido. Se agarrava ao cobertozinho verde como alguem que se prende a uma réstia de esperança tecida num grande cobertor. Fiquei a observar-lhe.
Um passo apressado, mãos trêmulas, olhar de quem busca por algo e alma desesperada.
Vinha em minha direção e a de dois vigilantes. Começou a chorar. Falava mansamente, se controlando.
A esperança ainda não a havia deixado. Apertava contra o peito o cobertorzinho verde mais ainda.
Enquanto tentava articular as palavras, pausadamente, seu olhar se perdia no espaço.
Não me contive. Me aproximei para ouvi-la melhor. Por minha cabeça passou outras histórias que muitas vezes escutamos por aí. Sequestros, filho que se perde da mãe, pai ou desconhecido que leva o filho para longe... Sabe-se lá quantas outras coisas ruins podem acontecer com uma criança! 
Meu coração se enterneceu ao vê-la chorar. Chorei com ela e entendi que era uma mãe aflita por seu filho e por si mesma.
"Vocês viram um homem com casaco cinza, uma criança no colo, com roupinha azul?"
Eu havia visto logo que desci do metrô no andar de cima. E mesmo que não tivesse visto diria que eu o vi. Não seria errado alimentar sua esperança. Não pensei duas vezes para lhe responder.
Às vezes deixamos de ajudar esperando que alguém tome a frente e resolva o problema. Outras vezes porque nos intimidamos. Oras, bolas!! Ou  porque, de fato, somos egoístas mesmo. 
"Vi sim. Ele estava em frente à plataforma do metrô vindo de Santa Cecília." 
Os vigilantes sugeriram ela ir anunciar no alto falante. O que ela disse que já havia feito, mas em vão. Explicou que não conseguiu descer do metrô à tempo. Seguiu com ele. O marido desceu e assim eles se perderam um do outro. Voltou em busca do que havia perdido.
Em pouco tempo a procurar ela se perdeu de si mesma. Era medo e aflição.
Ela se agarrava ao cobertozinho verde, como alguém que se agarra à esperança. Subiu as escadas deixando-se ser guiada pelo vigilante.
Eu não pude ver o reencontro com seu marido e filho. Não pude assistir ao fim de sua agonia.
Terminei por seguir meu caminho pensando naquele pedacinho verde de esperança a que ela se agarrava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.