O que você lê aqui

Ao ouvir outras pessoas sobre suas alegrias, angústias e dúvidas quis compartilhar minhas impressões sobre esses momentos que vivencio no desejo de ser útil.

Ao lê-las, comente-as. Deixe sua ideia, sua impressão.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Meus cabelos brancos

Já não me importo com o que você vai dizer. Se estou envelhecida ou se sou descuidada. Meus cabelos brancos estão aí para todos verem. O tempo passou, é verdade. No entanto, eles ainda se agitam ao menor soprar do vento.
Cada fio branco que surge são luzes que alumio a minha vida. Foram anos pensando, fazendo dar certo, resolvendo problemas, facilitando para uns e outros, noites mal dormidas, mas com certeza muitas alegrias por vitórias alcançadas.
Por sorte, o branco de meus cabelos aceitam cores. Eu posso brincar com elas em minha cabeça. Posso tentar ser diferente a cada nova empreitada da vida. Vermelho para os momentos mais arrojados, marrom para os momentos de maior decisão e chocolate... Bem, chocolate para os momentos de muito deleite.
Mas apesar da insistência mês a mês, eles ainda continuam lá, teimando em aparecer tão logo as cores desbotam, revelando os meus anos.
Ao seu lado uma ruga aqui outra ali. Juntos formam caminhos trilhados em minha vida, ao contrário do que alguns possam supor ser o final da linha.
Queria envelhecer assim, tal como meus cabelos brancos. Iluminando cada vez mais. Refletindo o sol diante do olhar do outro.
Meus cabelos brancos são mais fortes e resistem mais ao tempo do que os negros. Não me deixam criar ilusões de que sou eterna nem imortal. Me chamam a atenção para o meu olhar. Ao vê-los refletidos no espelho me despertam para mim mesma quando estou a ponto de me levar pelas facilidades e torpezas da vida.
Não terei vergonha mais deles. São fios com que teci minhas histórias e estão aí para quem quiser sabê-las.
Aprendi que nenhum disfarce que eu tente utilizar para escondê-los é eficiente. Seria como esconder o que sou e o que fui.
Assim, se me vir novamente com os fios brancos à mostra, tenha admiração por mim. Você está diante de alguém que viveu muito e muito bem.

Um comentário:

Comentários são bem vindos.