O que você lê aqui

Ao ouvir outras pessoas sobre suas alegrias, angústias e dúvidas quis compartilhar minhas impressões sobre esses momentos que vivencio no desejo de ser útil.

Ao lê-las, comente-as. Deixe sua ideia, sua impressão.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Primavera está aí


Todo ano esperamos pela primavera ansiosamente.
É verdade que em nossos trópicos as estações do ano não são bem definidas.
Nos causa um pouco de frustração quando comparamos as nossas com as de outros países.
Mas, mesmo assim , ela está presente aqui. Perto de nós para nossos sentidos perceberem e usufruírem da estação mais bonita do ano. Assim é para mim.
Podemos ver uma árvore mais viçosa; o gramado nos canteiros mais vivo; jardins vicejantes nos enchendo os olhos de cores.
Os dias ficam mais bucólicos, a vida diária ganha mais brilho, mais alegria e mais poesia.
Nos sentimos mais próximos de nossa humanidade e nos damos conta o quanto a natureza influencia nosso estado de espírito.
Pude comprovar esse efeito sobre nós no tempo em que vivi em Brasília. Como no inverno o clima é muito seco e a umidade do ar é comparada a de desertos, a paisagem é inóspita. Você se sente estrangeiro dessa terra, exilado do que é belo, ansioso para ver o verde que por cerca de cento e vinte dias não se faz presente nos canteiros. Com exceção dos ipês que florescem na época da seca. 
As pessoas começam a se incomodar, a se sentirem mais tristes. E a vida aparenta ser mais monótona.
Mas eis que de repente, em setembro, as chuvas voltam e tudo que estava ali, latente, brota. Tudo fica mais verde.
Em São Paulo, não é tão diferente, embora a paisagem seja mais composta de concreto e poucos espaços  amplos. Na primavera a cidade fica mais bonita, agradável aos nossos olhos. Começamos a nos sentir abençoados pela natureza, pelo lindo espetáculo que ela nos oferece contrapondo a essa visão cinza. Sentimos, enfim, a vida envolvendo a todas criaturas. Não negando a beleza estupenda da primavera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.